Friday, December 31, 2010
Último post do ano,
Thursday, December 23, 2010
Feliz Natal
"Que neste Natal, milhares e milhares de pessoas possam encontrar-se com Jesus, a razão do Natal, a vida verdadeira, assumindo com ele um compromisso de vida.
Desejo que vocês tenham um Natal cheio de luz e paz!
Friday, December 10, 2010
Fim de Ano
É sempre bom estar perto de quem a gente ama né? Como esse mês simboliza o fim e o começo de um novo ano é sempre muito bom tentar agradecer e homenagear as pessoas que estiveram ao nosso lado e nos fizeram felizes por alguns [ou todos] momentos.
Geralmente é difícil expressar tudo que a gente quer para alguém oralmente e principalmente na escrita, parece até que falta palavras pra dizer tudo que a gente sente. Na hora me vem uma raiva, afinal isso é sinal de pobreza vocabular e que eu necessito ler um dicionário. Mas enfim, costumo dizer que nossos sentimentos de amor e afeto [quando são verdadeiros] assemelham-se a um iceberg, é grande por fora, mas por dentro é ainda 10 vezes maior.
Lembro-me bem de alguns momentos da minha vida, dos amigos de infância, cada fase – ciclo de amizades - das “professorinhas” que construíram grande parte do que eu sou hoje e principalmente dos meus familiares que já se foram e os que não estão mais tão próximos de mim. Bate uma saudade desse tempo...
Há algumas pessoas que acreditam que nesse período de final de ano, a gente deve exorcizar nossas questões e problemas para que o próximo ano seja melhor, repleto de coisas boas. Tô me antecipando em parte dessas “crenças”, afinal o tempo é esse.
É isso. Até qualquer hora.
@EmanuellaJoyce
Published: By: Manu Ferreira - 12/10/2010 01:57:00 PMSunday, November 28, 2010
Graças
Wednesday, November 10, 2010
Nordestina sim senhor!
"A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
O que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão! Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura... Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...
[...] Ah! Nordestinos... Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
[...] Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!"
E que isto sirva de lição para os preconceituosos e tolos "brasileiros" que se opõe aos habitantes do Nordeste do Brasil. E tenho dito!
@EmanuellaJoyce
Sunday, October 24, 2010
Sentimentos
Agradeça tudo aquilo que está na sua vida, neste momento, incluindo nessa gratidão, a dor. A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja na nossa vida.
Thursday, August 5, 2010
Benevolência,
Saturday, July 3, 2010
Brasil fora da Copa 2010,
Mas, enfim; No twitter a única coisa que se fala é sobre a nossa eliminação, no Felipe Melo, Ricardo Teixeira, Dunga ... [Felipe Melo FDP , Dunga Burro... ]. Até tentam culpar o Mick Jagger pela derrota, pelo simples fato dele ter torcido pelo Brasil. Também não quero comentar sobre isso, afinal cada um pensa e fala o que quiser!
Apesar de todos os erros cometidos, acho que não é necessário por a culpa especificamente em alguém; todos erraram, deixaram lances decisivos escaparem. Como o próprio Dunga disse, a seleção foi treinada pra vencer! tudo bem que a vitória não aconteceu, mas isso é só um ' detalhe '. O mais importante foi feito, só de conhecer um pouco mais da cultura Africana, ver as maravilhas daquele País, as pessoas, já valeu a pena. Isso sem falar na empolgação dos brasileiros, que de Norte a Sul se uniram virando um só: Torcedores!
Acho injusto culpar o Dunga pela derrota. É como se diz, Árbitro e técnico de futebol, todo mundo pensa que pode ser, fazer melhor. Mas ninguém se dá conta da pressão e da dificuldade existente para assumir esse cargo. Realmente é necessário muita coragem para execer essa função e exercer bem então, nem se fala! De fato, aconteceram equívocos [ou não] na escalação ou na substituição de jogadores na hora do jogo, vai saber! O que importa é que estivemos lá, e fizemos história mais uma vez.
Não se deve esquecer que no final das contas, isso é apenas mais um jogo de futebol. Nossas vidas continuam e ainda sim continuamos sendo a SELEÇÃO PENTACAMPEÃ DO MUNDO! nosso patriotismo não deve acabar por aqui. E se serve de consolo, não fomos a única ' potência' no futebol eliminada da copa. Pelo contrário, Portugal, Itália e até a França que nem se classificou pras oitavas de final. Isso faz parte!
Nos resta esperar por 2014, e com certeza será a nossa chance de vencer em casa! Com mais de 190 milhões de brasileiros torcendo de perto e enviando energia positiva pra os jogadores.
Friday, May 21, 2010
@!
" Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro... há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. (...) Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você – respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma" (Clarice L.)
diva *_* Published: By: Manu Ferreira - 5/21/2010 01:55:00 PM
Friday, April 23, 2010
Saudaades '
-
faz um tempinho que já não posto aqui. na correria eu acabo esquecendo.
Hoje ouvi uma música graças ao twitter do Bruno Mazzeo ( @bmazzeo ) chamada Fotografia de Leoni e Leo Jaime, que é muuito linda e que me fez lembrar ainda mais de tudo, que já vivi com taantas pessoas. tanto é que mandei depoimentos pelo orkut para alguns amigos com a letra da música.
e aqui está um trecho dela:
"O que vai ficar na fotografia, são os laços invisíveis que havia. As cores, figuras, motivos; o sol passando sobre os amigos. Histórias, bebidas, sorrisos; e afeto em frente ao mar. Quando as sombras vão ficando compridas, enchendo a casa de silêncio e preguiça; nessas horas é que Deus deixa pistas pra eu ser feliz. E quando o dia não passar de um retrato, colorindo de saudade o meu quarto; só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz. ♪ ♥
e nesta fto que eu postei, eu estou com meus amigos inesquecíveis que me acompanharam durante o ensino médio e que me deixaram saudades imeeensas!
enfim, por agora é só. talvez poste mais alguma coisa ainda hoje :)
beeijo, e meus outros links estão na parte inferior da pagina. me procurem por lá :) Published: By: Manu Ferreira - 4/23/2010 12:35:00 PM
Saturday, April 10, 2010
-*
(William Shakespeare)
Quero pedir ajuda de tooodos, please:
http://www.e-castig.com/index.php?r=v1aN3
obg :) Published: By: Manu Ferreira - 4/10/2010 01:30:00 PM
Friday, April 9, 2010
Paulo Freire: A leitura do mundo
por Frei Betto
"Ivo viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas o professor Paulo Freire, com o seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, no Brasil e na Guiné-Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não viu apenas com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se uva é natureza ou cultura.
Ivo viu que a fruta não resulta do trabalho humano. É Criação, é natureza. Paulo Freire ensinou a Ivo que semear uva é ação humana na e sobre a natureza. É a mão, multiferramenta, despertando as potencialidades do fruto. Assim como o próprio ser humano foi semeado pela natureza em anos e anos de evolução do Cosmo.
Colher a uva, esmagá-la e transformá-la em vinho é cultura, assinalou Paulo Freire. O trabalho humaniza a natureza e, ao realizá-lo o homem e a mulher se humanizam. Trabalho que instaura o nó de relações, a vida social. Graças ao professor, que iniciou sua pedagogia revolucionária com trabalhadores do Sesi de Pernambuco, Ivo viu também que a uva é colhida por bóia-frias, que ganham pouco, e comercializada por atravessadores, que ganham melhor.
Ivo aprendeu com Paulo que, mesmo sem ainda saber ler, ele não é uma pessoa ignorante. Antes de aprender as letras, Ivo sabia erguer uma casa, tijolo a tijolo. O médico, o advogado ou o dentista, com todo o seu estudo, não era capaz de construir como Ivo. Paulo Freire ensinou a Ivo que não existe ninguém mais culto do que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social.
Ivo viu a uva e Paulo Freire mostrou-lhe os cachos, a parreira, a plantação inteira. Ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto do autor e do leitor. É dessa relação dialógica entre texto e contexto que o autor e do leitor. É dessa relação dialógica entre texto e contexto que Ivo extrai o pretexto para agir. No início e no fim do aprendizado é a práxis de Ivo que importa. Práxis-teoria-práxis, num processo indutivo que torna o educando sujeito histórico.
Ivo viu a uva e não viu a ave que, de cima, enxerga a parreira e não vê a uva. O que Ivo vê é diferente do que vê a ave. Assim, Paulo Freire ensinou a Ivo um princípio fundamental da epistemologia: a cabeça pensa onde os pés pisam. O mundo desigual pode ser lido pela ótica do opressor ou pela ótica do oprimido. Resulta uma leitura tão diferente uma da outra como entre a visão Ptolomeu, ao observar o sistema solar com os pés na Terra, e a de Copérnico, ao imaginar-se com os pés no Sol.
Agora Ivo vê a uva, a parreira e todas as relações sociais que fazem do fruto festa no cálice de vinho, mas já não vê Paulo Freire, que mergulhou no Amor na manhã de 2 de maio de 1997. Deixou-nos uma obra inestimável e um testemunho admirável de competência e coerência.
Paulo deveria estar em Cuba, onde receberia o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Havana. Ao sentir dolorido seu coração que tanto amou, pediu que eu fosse representá-lo. De passagem marcada para Israel, não me foi possível atendê-lo. Contudo, antes de embarcar fui rezar com Nita, sua mulher, e os filhos, em torno de seu semblante tranqüilo: Paulo via Deus.
achei muito interessante o trabalho que ele fez em vida .