Powered by Blogger.

Friday, April 23, 2010

Saudaades '




-
faz um tempinho que já não posto aqui. na correria eu acabo esquecendo.
Hoje tô um pouco nostálgica, lembrando do passado.. dos tempos de colégio, das coisas que a gente aprontava .. kkkkk é cada coooisa, que é melhor nem querer saber ' muuita saudade disso tudo.

Hoje ouvi uma música graças ao twitter do Bruno Mazzeo ( @bmazzeo ) chamada Fotografia de Leoni e Leo Jaime, que é muuito linda e que me fez lembrar ainda mais de tudo, que já vivi com taantas pessoas. tanto é que mandei depoimentos pelo orkut para alguns amigos com a letra da música.
e aqui está um trecho dela:

"O que vai ficar na fotografia, são os laços invisíveis que havia. As cores, figuras, motivos; o sol passando sobre os amigos. Histórias, bebidas, sorrisos; e afeto em frente ao mar. Quando as sombras vão ficando compridas, enchendo a casa de silêncio e preguiça; nessas horas é que Deus deixa pistas pra eu ser feliz. E quando o dia não passar de um retrato, colorindo de saudade o meu quarto; só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz. ♪ ♥


e nesta fto que eu postei, eu estou com meus amigos inesquecíveis que me acompanharam durante o ensino médio e que me deixaram saudades imeeensas!

enfim, por agora é só. talvez poste mais alguma coisa ainda hoje :)

beeijo, e meus outros links estão na parte inferior da pagina. me procurem por lá :)
Published: By: Manu Ferreira - 4/23/2010 12:35:00 PM

Saturday, April 10, 2010

-*

...você aprende que maturidade tem mais haver com os tipos de experiência que já teve e do que aprendeu com elas, do que quantos aniversários celebrou. Você aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para pra que você conserte. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe mande flores. E você aprende que pode suportar, que realmente é forte e que pode ir muito longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e você tem valor diante da vida. Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar!
(William Shakespeare)






Quero pedir ajuda de tooodos, please:
http://www.e-castig.com/index.php?r=v1aN3

obg :)
Published: By: Manu Ferreira - 4/10/2010 01:30:00 PM

Friday, April 9, 2010

Paulo Freire: A leitura do mundo

por Frei Betto

"Ivo viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas o professor Paulo Freire, com o seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, no Brasil e na Guiné-Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não viu apenas com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se uva é natureza ou cultura.

Ivo viu que a fruta não resulta do trabalho humano. É Criação, é natureza. Paulo Freire ensinou a Ivo que semear uva é ação humana na e sobre a natureza. É a mão, multiferramenta, despertando as potencialidades do fruto. Assim como o próprio ser humano foi semeado pela natureza em anos e anos de evolução do Cosmo.

Colher a uva, esmagá-la e transformá-la em vinho é cultura, assinalou Paulo Freire. O trabalho humaniza a natureza e, ao realizá-lo o homem e a mulher se humanizam. Trabalho que instaura o nó de relações, a vida social. Graças ao professor, que iniciou sua pedagogia revolucionária com trabalhadores do Sesi de Pernambuco, Ivo viu também que a uva é colhida por bóia-frias, que ganham pouco, e comercializada por atravessadores, que ganham melhor.

Ivo aprendeu com Paulo que, mesmo sem ainda saber ler, ele não é uma pessoa ignorante. Antes de aprender as letras, Ivo sabia erguer uma casa, tijolo a tijolo. O médico, o advogado ou o dentista, com todo o seu estudo, não era capaz de construir como Ivo. Paulo Freire ensinou a Ivo que não existe ninguém mais culto do que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social.

Ivo viu a uva e Paulo Freire mostrou-lhe os cachos, a parreira, a plantação inteira. Ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto do autor e do leitor. É dessa relação dialógica entre texto e contexto que o autor e do leitor. É dessa relação dialógica entre texto e contexto que Ivo extrai o pretexto para agir. No início e no fim do aprendizado é a práxis de Ivo que importa. Práxis-teoria-práxis, num processo indutivo que torna o educando sujeito histórico.

Ivo viu a uva e não viu a ave que, de cima, enxerga a parreira e não vê a uva. O que Ivo vê é diferente do que vê a ave. Assim, Paulo Freire ensinou a Ivo um princípio fundamental da epistemologia: a cabeça pensa onde os pés pisam. O mundo desigual pode ser lido pela ótica do opressor ou pela ótica do oprimido. Resulta uma leitura tão diferente uma da outra como entre a visão Ptolomeu, ao observar o sistema solar com os pés na Terra, e a de Copérnico, ao imaginar-se com os pés no Sol.

Agora Ivo vê a uva, a parreira e todas as relações sociais que fazem do fruto festa no cálice de vinho, mas já não vê Paulo Freire, que mergulhou no Amor na manhã de 2 de maio de 1997. Deixou-nos uma obra inestimável e um testemunho admirável de competência e coerência.

Paulo deveria estar em Cuba, onde receberia o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Havana. Ao sentir dolorido seu coração que tanto amou, pediu que eu fosse representá-lo. De passagem marcada para Israel, não me foi possível atendê-lo. Contudo, antes de embarcar fui rezar com Nita, sua mulher, e os filhos, em torno de seu semblante tranqüilo: Paulo via Deus.

_


tema de uma aula na facul.

é uma grande leitura, mas se analisarem o sentido profundo que ele tem, com certeza vão gostar.


Paulo Freire foi um educador e filósofo Pernambucano. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular , voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pegagogia mundial.


achei muito interessante o trabalho que ele fez em vida .

Published: By: Manu Ferreira - 4/09/2010 12:46:00 PM